Segunda-feira, 3 de Setembro de 2012

O regresso às aulas está à porta e com ele vêm muitas preocupações para as famílias portuguesas, cujos gastos em livros e outros materiais essenciais podem ascender a várias centenas de euros. Ainda que o aumento seja abaixo da inflação, os manuais escolares subiram este ano 2,6 por cento, com o preço de um cabaz básico, contendo apenas os livros obrigatórios, a variar entre os 50 euros, no caso do 1.º ciclo, e 240 no secundário. Nos casos de famílias com dois ou mais filhos em idade escolar, estes valores multiplicam-se.

 

Para os agregados mais carenciados, o Estado comparticipa a 100% os livros obrigatórios para os alunos inseridos no escalão A e a 50% os estudantes com direito ao escalão B. Há também ajudas para material.

 

Formas de poupar

 

Numa altura em que a crise ataca como nunca os portugueses, não tem parado de crescer o número de bancos de recolha e troca gratuita de livros escolares. A ideia partiu de Henrique Trigueiros Cunha, em agosto de 2011, e neste momento já são 100 os pontos onde as famílias podem entregar livros de anos anteriores e e recolher manuais necessários para o atual ano letivo, e que estão espalhados um pouco por todo o país, inclusivamente nas ilhas.

 

Ontem, o movimento “reutilizar.org – Movimento pela reutilização dos livros escolares”, criado por Trigueiros Cunha, lançou um comunicado no seu site onde apela mais uma vez ao Governo para criar uma solução que torne a “reutilização de livros escolares, uma prática universal em Portugal”, tal como já é tradição em outros países da Europa, e não apenas uma medida destinada aos mais carenciados. O Governo Sócrates criou um projeto de empréstimos de manuais, mas a legislação nunca saiu do papel.

fonte:http://www.record.xl.pt/



publicado por adm às 10:24 | link do post | comentar

tags

actualidade

apoios

atualidade

benefícios fiscais

crise

custos

dicas para poupar dinheiro

educação

ensino superior

livros

livros escolares

manuais escolares

material escolar

noticias

portugal

regresso às aulas

saúde

universidade da terceira idade

vagas

verão

todas as tags

links
subscrever feeds