Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

"Regresso às aulas em segurança" é o nome do guia apresentado esta terça-feira pelo Ministério da Economia e Emprego, onde se deixam alguns conselhos aos pais para fazerem compras equilibradas em termos de qualidade e preço, sem esquecer o factor segurança.

O documento tem como principal objectivo ajudar as famílias portuguesas a adquirirem um pacote escolar que conte "com uma qualidade e um preço bastante mais aceitáveis", disse António Almeida Henrique, secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional.

Das matérias de segurança referidas no guia, realizado em parceria com a direcção-geral do Consumidor (DGC) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), sublinham-se as que se relacionam com as mochilas das crianças, que devem ser adequadas à estatura do estudante. A mochila vazia não deve pesar mais de meio quilo, e com material escolar deve corresponder até 10% do peso da criança.

A directora-geral da DGS, Teresa Moreira, sublinhou ainda que o guia pretende esclarecer os consumidor sobre os seus direitos, algo que se torna fundamental "para efeitos de compras".

Entre os conselhos destacam-se "guardar os recibos para efeitos de garantia, a indicação do prazo de garantia é em regra de dois anos, o chamado direito de arrependimento do consumidor, que é o prazo de 14 dias, para mudar de ideias sem sequer ter que justificar", explicou.

Teresa Moreira disse ainda que o guia pretende também chamar a atenção dos mais jovens para a compra de material reciclável, entre outros temas.

Em tempo de crise, torna-se fundamental que as famílias façam "uma responsável gestão do orçamento familiar", destacou Luís Filipe Reis, presidente da direcção da APED.

O guia, que está disponível no site da DGC e APED, pretende demonstrar que "é fundamental regressar às aulas em segurança", concluiu o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

fonte:http://www.jn.pt



publicado por adm às 23:52 | link do post | comentar

tags

actualidade

apoios

atualidade

benefícios fiscais

crise

custos

dicas para poupar dinheiro

educação

ensino superior

livros

livros escolares

manuais escolares

material escolar

noticias

portugal

regresso às aulas

saúde

universidade da terceira idade

vagas

verão

todas as tags

links
subscrever feeds